No marco de 20 anos do Estatuto do Idoso, ILAESE promoverá Seminário com aposentados e pensionistas da microrregião de São José dos Campos para subsidiar a elaboração de um programa em defesa da qualidade de vida para a população idosa

No marco de 20 anos do Estatuto do Idoso, ILAESE promoverá Seminário com aposentados e pensionistas da microrregião de São José dos Campos para subsidiar a elaboração de um programa em defesa da qualidade de vida para a população idosa

No mês de setembro, a ADMAP em parceria com o ILAESE promoverá um seminário para seus associados com o tema “Receitas e Despesas das Prefeituras da Microrregião de São José dos Campos: um olhar econômico e social para a população idosa” que servirá de subsídio para o desenvolvimento de um programa em defesa de uma melhor qualidade de vida para a população idosa.

Será apresentado e debatido dados a respeito do fluxo das arrecadações destes municípios a partir de suas receitas, apontando como parte desta riqueza produzida pelos trabalhadores da região é apropriada pelo Estado e transformada em impostos.

Outro tema importante de discussão que será abordado no seminário são as despesas destas cidades, analisando como são transferidos os recursos públicos para serviços terceirizados, principalmente nas funções de Saúde e Educação, onde se concentram as maiores despesas da região.

Um importante recorte da situação da população idosa entrelaça todos estes temas, dando ênfase aos investimentos em assistência social e políticas públicas existentes nestas prefeituras e como estas são promovidas pelo setor privado em formas de licitações e parcerias público-privada.

A reforma da previdência e a implementação do regime próprio de previdência na região assim como este retrocesso impactou a população idosa e a classe trabalhadora em geral  nos municípios analisados também será debatido neste seminário.

Por fim, será refletida a realidade destas cidades tendo como base o Estatuto do Idoso que completa vinte anos em 1º outubro de 2023. O marco da celebração deste estatuto representa um importante avanço nas políticas sociais à população idosa, mas este período mostrou na prática as contradições na falta de prioridades na implementação destas políticas e nos critérios em suas fontes de financiamento. 

Para subsidiar o seminário, o ILAESE elaborou um vasto estudo socioeconômico com a temática abordada que será disponibilizado aos participantes do evento.

O ILAESE – Instituto Latino-Americano de Estudos Socioeconômicos, é um instituto de formação e pesquisa voltado para lideranças operárias e sindicais. Além de cursos e palestras, o ILAESE elabora publicações embasadas com dados e análises, realiza estudos econômicos com dados concretos e compreensíveis que podem auxiliar a prática sindical cotidiana. Entre em contato para conhecer e levar para sua entidade a assessoria do instituto.

 

Compartilhar:
Anterior

Livro | Feita por elas, narrada por elas

Próximo

Boletim Contra-Corrente n° 100 – O sindicalismo brasileiro no século XXI

Deixe uma resposta