ARTIGO – Brasil, Um País do Trabalho Precário, do Subemprego e da Desigualdade

ARTIGO – Brasil, Um País do Trabalho Precário, do Subemprego e da Desigualdade

“Vivemos em uma forma de sociedade que possui um conjunto de características contraditórias em seu processo de desenvolvimento. Analisando a anatomia do capitalismo, suas relações de base, podemos afirmar que ele se constitui por um sem número de contradições que se acumulam e se expressam em todos os domínios da vida humana.

Uma dessas contradições, das mais patentes e que é alvo de debates há décadas, diz respeito às relações e às condições de trabalho. Sim! As características das relações de trabalho são fruto direto das contradições que fundamentam o capitalismo. A mecânica interna de desenvolvimento de tais relações leva a um movimento, entre os trabalhadores, de permanente entrada e saída das relações de trabalho formal. A necessidade de mais lucro conduz, necessariamente, a um aumento da produtividade, a uma pressão por aumento da jornada de trabalho, ao aumento na rotatividade ao mesmo tempodem que se paga menos pelas atividades laborais e, consequentemente, uma massa de pessoas acaba sendo empurrada para a informalidade e para o desemprego.

Ainda que esse fenômeno seja observado com mais intensidade em países coloniais ou semicoloniais, pelo seu estágio de desenvolvimento capitalista e, por isso, sua fragilidade na manutenção da seguridade social, esse movimento é observado em todo o mundo. E podemos dizer que, no último período, como um reflexo da crise econômica do capitalismo e sua falta de saída, esse fenômeno se intensificou.”

 

Acesse o artigo completo aqui.

Artigo retirado do Anuário Estatístico do ILAESE.

Compartilhar:
Anterior

ARTIGO – O capitalismo brasileiro diante da assim chamada indústria 4.0

Próximo

ARTIGO – Como seria o Brasil reprimarizado?

Deixe uma resposta