28 de abril – Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho
Hoje é o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, uma data marcada neste ano pelo aumento de mortes nos locais de trabalho no país.
Em 2022, segundo o Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, organizado pelo MPT (Ministério Público do Trabalho) e pela OIT, foram registrados no país 612,9 mil acidentes e 2.538 óbitos de trabalhadores e trabalhadoras com carteira assinada, um aumento de 7% em relação a 2021.
No Brasil, esse quadro de mortes, acidentes e adoecimento no trabalho ocorre no momento em que as condições de trabalho e os direitos estão cada vez mais precários, após as reformas Trabalhista e da Previdência e a Lei da Terceirização.
Como já apontamos, o país tem hoje uma informalidade recorde. Trabalhadores sem a garantia mínima de direitos e condições de trabalho. Em 2021, apontamos em nosso Anuário Estatístico que mais de um terço da população estava subempregada ou sem emprego no país.
Neste sentido, é fundamental a constituição das CIPA’s atuantes nos locais de trabalho. Nosso instituto promove o Curso de Formação Político Sindical “Atuação Classista das CIPA’s” que tem como objetivo capacitar lideranças e membros de CIPA para uma atuação classista e combativa nos locais de trabalho, utilizando a CIPA como um instrumento de prevenção e de luta na defesa da saúde e segurança dos trabalhadores.
Deixe uma resposta