Seminário da Campanha Salarial 2022 – O sistema financeiro e a campanha salarial dos Bancários do Rio Grande do Norte

Seminário da Campanha Salarial 2022 – O sistema financeiro e a campanha salarial dos Bancários do Rio Grande do Norte

O presente estudo tem por finalidade analisar o setor bancário brasileiro pela ótica dos trabalhadores bancários, de modo a subsidiar suas respectivas demandas em meio a campanha salarial. O estudo vem a calhar nesse momento, pois o setor bancário teve, em 2021, um dos melhores resultados de sua história.

O caráter parasitário dos bancos que vivem dos juros ganhos pela intermediação financeira entre os capitais, bem como dos serviços cobrados à classe trabalhadora, faz do setor bancário um setor sui generis na economia capitalista. Os bancos ganham com o desenvolvimento econômico e ganham na crise econômica. No primeiro caso, ganham por partilharem de uma elevada fatia do crescimento em função dos juros. No segundo caso, mesmo diante da queda de receitas de seus devedores, ganham com a elevação dos juros a que sempre culmina, cedo ou tarde, as crises. Esse fato é particularmente forte no Brasil nos dias de hoje, já que a inflação na casa dos dois dígitos há cerca de um ano, é combatida no Brasil com elevação da taxa de juros para reduzir o fluxo monetário.

Por outro lado, o setor vive forte reestruturação em função das mudanças tecnológica da assim chamada indústria 4.0. Como sempre, o desenvolvimento da automação e dos sistemas informatizados conduzem a redução da massa de trabalhadores empregados e, assim, a elevação da produtividade daqueles trabalhadores remanescentes, sem qualquer contrapartida em seus rendimentos. Os trabalhadores apenas podem colher os frutos do desenvolvimento técnico com organização e luta contra os proprietários do capital.

Para analisar esse quadro, no primeiro capítulo, consideramos o conjunto dos trabalhadores empregados no setor por meio da base da RAIS-MTE, fornecida pelo Ministério do Trabalho. Examinamos a variação do emprego, da remuneração tanto no país como em sua distribuição nos Estados da federação. Analisamos ainda a distribuição dos trabalhadores em conformidade com a ocupação, de modo a mensurar os impactos das novas tecnologias e sistemas automatizados sobre a classe trabalhadora.

No segundo capítulo, consideramos 22 das maiores instituições bancárias do país, disponíveis na base de dados do ILAESE. Consideramos agora não apenas a situação isolada dos trabalhadores bancários, mas sua situação contraposta ao capital acumulado e apropriado pelos bancos, de modo a mensurar a produtividade e a exploração.

No terceiro capítulo, examinamos ainda os 5 maiores bancos do país, responsáveis por mais de 80% do mercado de crédito nacional em uma das estruturas bancárias mais concentradas do mundo. Nesses bancos, analisamos prioritariamente a correlação entre os lucros e dividendos e a massa salarial, incluindo todos os salários e benefícios.

Boa leitura!

Download do estudo aqui.

Compartilhar:
Anterior

Boletim Contra-Corrente n° 93 – Os desafios para organizar uma classe trabalhadora cada vez mais precarizada

Próximo

Análise Econômica da EMBRAER – Situação privilegiada em meio à pandemia de 2022

Deixe uma resposta