Panorama da população idosa na região de São José dos Campos/SP

Panorama da população idosa na região de São José dos Campos/SP

Este trabalho cumpre o propósito de uma análise exploratória de dados envolta do aumento da participação da população idosa na vida social da região de São José dos Campos, no sentido de alimentar a percepção e o posicionamento dos movimentos sociais que lutam politicamente pelas garantias de direitos sociais dos Idosos.

A abordagem metodológica se apoia em coleta e tratamento de dados advindos do SEADE/SP e MTE – Ministério do Trabalho e Emprego, neste caso, via o RAIS/ CAGED. O texto oferece uma análise descritiva, seguida de um poder analítico coerente dos fatos do grupo social dos Idosos. O ponto de destaque é a inferência que resultou no indicador denominado como Dependência dos Idosos.

O texto encontra-se dividido em quatro partes, afora os elementos conclusivos. No primeiro momento, as características que marcam a população idosa na região de São José dos Campos. Logo depois, as projeções do crescimento da população idosa, dando conta, em especial, de uma análise comparativa da série histórica. A terceira parte composta por uma análise da posição dos Idosos em relação ao trabalho e renda. Na quarta e última parte, a mostra do indicador de dependência dos Idosos. As considerações finais encerram os esforços deste trabalho.

Faça o download do estudo completo aqui.

 

 

Compartilhar:
Anterior

Contra-Corrente 79

Próximo

O que se encontra por trás da crise do governo estadual de Minas Gerais – Panorama do setor público e privado

Deixe uma resposta