Panorama da participação das mulheres no mercado de trabalho brasileiro diante da pandemia de Covid-19

Panorama da participação das mulheres no mercado de trabalho brasileiro diante da pandemia de Covid-19

Este estudo tem a finalidade de apresentar o panorama sobre o emprego e renda do conjunto de mulheres metalúrgicas de São José dos Campos e região. Antes disso, apresentamos a situação das mulheres trabalhadoras no mundo e os impactos da pandemia de COVID-19 sobre elas.

Adiante, destacamos dados nacionais sobre a participação das mulheres no mercado de trabalho brasileiro. Os dados confirmam o aprofundamento das desigualdades entre homens e mulheres quanto à participação, posição e remuneração no mercado de trabalho brasileiro. A pandemia de Covid-19 escancarou as mazelas do capitalismo e veremos como ela se torna uma justificativa para aprofundar a exploração de toda a classe trabalhadora, especialmente das mulheres. Por isso, neste estudo demarcamos o período anterior e durante a pandemia, sendo que as principais análises comparam a situação em 2019 e em 2021. Nossa principal ferramenta para realizar este trabalho foi a Pesquisa Nacional de Amostra a Domicílio Contínua (PNAD Contínua), do IBGE.


Finalmente, apresentamos a composição da categoria metalúrgica em São José dos Campos e região. Buscamos compreender e explicar o crescimento de mulheres na categoria e sua associação ao rebaixamento de salários que vem ocorrendo ao longo dos últimos anos.


Para o levantamento regional, utilizamos a base da Relação Anual de Informações Sociais Estatística (RAIS Estatística), a base do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo CAGED) e o banco de dados próprio do ILAESE. Os dados da categoria apresentados utilizados até o ano de 2020, foram fornecidos pela RAIS. A partir do ano de 2021, nós usamos as informações disponibilizadas no Novo CAGED. Hoje a nova plataforma nos impõe alguns limites, principalmente na filtragem por gênero nas admissões e desligamentos e na remuneração destes. Portanto, os dados deste último ano foram estimados a partir de informações do Departamento de Cadastro do Sindicato e da diretoria da entidade, que forneceu dados precisos sobre a participação das mulheres nas indústrias metalúrgicas da região, especialmente sobre as fábricas que acumularam maior número de contratação feminina no período.

Ressaltamos que os limites destas bases estatísticas e as mudanças limitando o acesso às informações representa um desafio para a equipe do ILAESE em medir as condições socioeconômicas de todo o conjunto da classe trabalhadora. Ainda assim, fizemos o melhor possível tendo em vista os dados disponíveis.

 

Acesse o estudo aqui.

 

Compartilhar:
Anterior

Boletim Contra-Corrente n° 91 – Covid longa: um risco real para a classe trabalhadora

Próximo

Boletim Contra-Corrente n° 92 – Um raio-X da classe trabalhadora no Brasil após a Reforma Trabalhista

Deixe uma resposta