O Gás Natural será o combustível chave nas próximas décadas

O Gás Natural será o combustível chave nas próximas décadas

No Brasil de Bolsonaro, Guedes e Castello Branco se fecha, vende, aliena todo o parque industrial do gás natural, construído pela Petrobrás em décadas, justamente para favorecer à bandeira norte-americana, a quem Bolsonaro bate continência.

Na década de 1990 privatizou-se as duas principais empresas estaduais de gás, CEG do RJ e Comgás de SP, que eram responsáveis ela comercialização de 60% do gás do Brasil. Agora, com o “Novo Mercado do Gás” que foi aprovado na Câmara dos Deputados e foi para debate no Senado, se pretende vender todas as 19 empresas estaduais restantes, além de obrigar a Petrobrás a se desfazer de toda a infraestrutura do gás natural, como a venda dos gasodutos TAG e NTS, comprados por multinacionais, a venda da Gaspetro, com 500 mil clientes e uma rede de distribuição com 10 km de gasodutos, assim como a venda de campos do pré-sal e de Sergipe-Alagoas. Além disso, a Petrobrás, dirigida por Bolsonaro-Guedes-Castello, está vendendo as fábricas de fertilizantes (cuja matéria prima principal é o gás), termelétricas (que geram energia elétrica a partir do gás natural) e a venda da BR Distribuidora, que poderia alavancar a distribuição de GNV e fornecimento de energia elétrica para carregamento de baterias dos carros elétricos.

Por que tamanha contradição? Será que eles não entendem o que estão fazendo? Por que o conjunto da burguesia brasileira é cúmplice deste crime? Porque destruir tudo que foi construído no Brasil nos últimos 80 anos?

Para encontrar as respostas, faça o download do estudo clicando aqui.

Compartilhar:
Anterior

Boletim Contra-Corrente n° 83 – Os impactos e “razões” por trás da saída da FORD do Brasil

Próximo

Boletim Contra-Corrente n 84: A Petrobrás após a saída de Castello Branco