Formação Política Sindical: As Revoluções que Comoveram O Mundo

Formação Política Sindical: As Revoluções que Comoveram O Mundo


Carga Horária: 60 horas


Público-alvo: lideranças trabalhadoras, de movimentos populares e de juventude, professores e estudantes, acadêmicos interessados e estudiosos do tema.

Modalidade: à distância pela plataforma de cursos do ILAESE.


Elaboração e certificação: ILAESE – Instituto Latino-Americano de Estudos Socioeconômicos.

 

Finalidades e objetivos:

O objetivo do curso é promover conhecimento e reflexão acerca de aspectos teóricos e políticos das principais revoluções de nossa época. Nesse sentido, visamos percorrer os principais eventos históricos que ocorreram no mundo, ressaltando os conflitos entre as classes sociais e sobretudo a participação popular. O objetivo central é conhecer as revoluções e tirar lições delas. Vimos, no curso “500 anos de Revoltas e Revoluções do Povo Brasileiro” que as revoluções que aconteceram no Brasil, sofreram influências, por exemplo, dos ideais da Revolução Francesa, Norte Americana e Haitiana.  Portanto, conhecer as principais revoluções mundiais é também prosseguir entendendo as lutas de resistência que aconteceram no Brasil. Com isso, queremos instigar os lutadores de hoje a conhecer a história para prosseguir resistindo.

 

Metodologia do curso

Recursos e mídias: As atividades do curso serão desenvolvidas online, sendo 5 módulos com aulas online e ao vivo, realizadas pela plataforma zoom e outros 3 módulos com aulas gravadas. Nas aulas ao vivo além da apresentação do cursista do módulo, serão bem-vindas contribuições, perguntas e comentários pelos alunos. Além da participação nas aulas ao vivo, teremos um fórum de debates para cada módulo permitindo interação pelo ambiente virtual de aprendizagem, a plataforma de cursos  do ILAESE. Nela teremos a agenda do curso, publicação de conteúdo, fóruns de discussão e videoconferências.  

 

Ao longo do curso utilizaremos as seguintes estratégias didáticas: 

  • Apostila e textos básicos disponibilizados para leitura prévia;
  • Vídeos, filmes e documentários como suporte de conteúdo;
  • Videoconferência com aulas virtuais correspondente a cada módulo, possibilitando interação entre os participantes;
  • Fórum de discussão com questões norteadoras na plataforma virtual, permitindo debates e trocas de aprendizagem;
  • Conteúdo organizado por módulo na plataforma de cursos do ILAESE;
  • Informações e materiais disponibilizados por E-mail e WhatsApp visando, facilitando o acesso ao conteúdo do curso pelos participantes.
Compartilhar:
Anterior

Boletim Contra-Corrente n° 94 – A contradição por trás da tão propagandeada deflação

Próximo

Curso de Formação Política à Distância: As Revoluções que Comoveram O Mundo

Deixe uma resposta