Dossiê AVIBRAS

Dossiê AVIBRAS

“A Avibras é uma empresa com mais de 60 anos no mercado de Defesa, com alta capacidade industrial e tecnológica, reconhecida mundialmente pelos produtos e sistemas que desenvolve nas áreas aeronáutica, espacial, eletrônica, veicular e de Defesa. Apesar disso, vive um momento crítico, em processo de recuperação judicial. Seus trabalhadores estão sem salários e sob constante ameaça de perderem seus empregos.


A crise na Avibras mostra que há necessidade urgente de fortalecimento da indústria nacional, que tem sido desmontada com privatizações, falências e desinvestimento por parte do Estado brasileiro.


Até 1985, o Brasil era o 5º maior exportador mundial da indústria bélica, com vendas anuais de US$ 3 bilhões, apoiados em três grandes empresas: Engesa, Embraer e Avibras, que juntas detinham 95% das exportações brasileiras do setor bélico. Resgatar essa posição é fortalecer a indústria de alta tecnologia e a soberania nacional.


Como está exposto nas páginas a seguir, a Avibras tem um papel estratégico para o setor de Defesa do Brasil, mas a cada década passa por momentos de demissões em massa e ameaça de descontinuidade de suas operações.


A partir de informações relatadas neste estudo, são apontadas propostas para fazer da Avibras uma empresa estatal, que seja controlada com a participação dos trabalhadores e não fique à mercê das instabilidades do mercado mundial de defesa.


Temos em solo brasileiro uma indústria aeroespacial e de Defesa que produz alta tecnologia. Temos mão de obra qualificada e matéria-prima para a fabricação, por exemplo, de armamentos, aviões civis e de combate, helicópteros, submarinos, mísseis, pistolas, fuzis, foguetes e carros blindados. O Brasil tem tudo de que necessita para produzir, e nosso maior patrimônio são os trabalhadores.”

 

Acesse o material clicando aqui.

Compartilhar:
Anterior

ARTIGO – Reconfiguração do Estado e Recolonização do Brasil

Próximo

O transporte rodoviário na RMR e sua utilização por estudantes de História e Geografia na UFPE

Deixe uma resposta