Contra-Corrente nº 74

Contra-Corrente nº 74

A ORIGEM E O DESTINO DA CARGA TRIBUTÁRIA BRASILEIRA

por Gustavo Machado

O Brasil passa atualmente por enormes turbulências políticas e econômicas. Após três anos de notória recessão, os números de 2018 estão longe de anunciar uma efetiva recuperação, conforme divulgado pela mídia. O crescimento econômico de apenas 1% no último ano significa pouco diante do colapso dos anos anteriores, cuja queda acumulada no PIB se aproximou dos 10%.

Politicamente, o cenário é ainda mais instável. Praticamente não existem alternativas políticas que gozem de apoio majoritário tanto entre o capital como entre os trabalhadores. Não sem razão, as alternativas para o processo eleitoral desse ano multiplicam-se na mesma velocidade da ausência de clareza e de projeto político e econômico para o Brasil. Com todos os grandes partidos atolados nos escândalos de corrupção a insatisfação e indignação tomou conta de toda sociedade.

Nesse cenário, muitos culpam a elevada carga tributária brasileira. O principal vilão seria o Estado inchado, interventor de modo pouco eficiente na economia do país. Será verdade?

Nesse boletim, procuramos materializar de forma mais nítida a questão da carga tributária brasileira, sua origem e destino, bem como o vínculo de toda essa ciranda com o destino dos trabalhadores brasileiros.

\\ 

Faça o download do Boletim completo aqui.

 

 

Compartilhar:
Anterior

Formação Política Sindical: Classe Exploração e Opressão

Próximo

Boletim Panorama Econômico

Deixe uma resposta