Cartilha: A IMPORTÂNCIA DO SUS PARA A CLASSE TRABALHADORA

Cartilha: A IMPORTÂNCIA DO SUS PARA A CLASSE TRABALHADORA

 

“Esta cartilha foi desenvolvida pelo Instituto Latino-americano de Estudos Socioeconômicos (ILAESE) em parceria com a Associação Democrática dos Aposentados e Pensionistas do Vale do Paraíba (ADMAP).

Nós compreendemos o papel essencial que o Sistema Único deSaúde (SUS) cumpriu no decorrer do período da pandemia de Covid-19 e nesta cartilha resgatamos o processo histórico que deu origem ao SUS, fruto das mobilizações da classe trabalhadora em defesa da Reforma Sanitária, até sua aprovação em 1988, com a nova Constituição.

Como veremos, o Brasil é o único país no mundo com mais de 100 milhões de habitantes que possui um sistema de saúde público que presta assistência integral à população, que abrange não apenas o atendimento médico-hospitalar às pessoas, mas também contempla uma série de serviços, como a Vigilância Sanitária e de Zoonoses, oferece o maior número de doses de vacinas no mundo, que atende a população de diferentes faixas etárias.

Embora o SUS compreenda uma série de benefícios à população, o abismo no acesso aos serviços de saúde ainda é imenso e vem sendo cada vez mais sucateado, com a série de repasses de verbas públicas às empresas privadas de saúde. A classe trabalhadora segue com a tarefa fundamental de lutar por um sistema universal de saúde, sob o controle dos explorados e oprimidos.”

 

Acesse a cartilha aqui.

Compartilhar:
Anterior

Formação Política Sindical: Direito Trabalhista

Próximo

Boletim Contra-Corrente n° 95 – O bolsonarismo não é um acidente de percurso no capitalismo brasileiro

Deixe uma resposta