Home Anuário Estatístico ILAESE Anuário Estatístico ILAESE 2019 ARTIGO – O legado do PT no governo (2003-2016): um balanço em...

ARTIGO – O legado do PT no governo (2003-2016): um balanço em perspectiva histórica

SHARE

 “A realidade de hoje se contrapõe ao país de pouco tempo atrás, quando havia pleno emprego, desenvolvimento e esperança e que começou a degringolar a partir do impeachment de Dilma Rousseff.”  – Gleisi Hoffman, 27/05/2019

Estas palavras da dirigente nacional do PT expressam o balanço dos seus 13 anos de governo. Nele, se revela um Brasil em desenvolvimento econômico, obtendo melhora das condições de vida e trabalho, inclusive aos pequenos agricultores, respeito ao meio ambiente, às mulheres, negros e LGBTs. Acesso à educação, saúde e segurança pública. E, acima de tudo, um país cada vez mais soberano. Se concordarmos com este balanço, torna-se inexplicável a situação política do Brasil, já que a classe trabalhadora não saiu em defesa do PT.

Das duas uma: ou são idiotas manipulados ou este balanço do legado petista é ilusório. Acreditamos na segunda alternativa: os trabalhadores romperam com o PT pela piora das condições de vida e trabalho, provocada pelo neoliberalismo que o PT, infelizmente, continuou aplicando.

A demonstração deste fato foi a terceirização generalizada na Petrobrás sob os governos do PT, que saiu de 120 mil terceirizados no tempo de FHC para 360 mil, onde ganhavam cerca de 20% do salário dos trabalhadores diretos. Outro fato marcante foi a venda do campo de Libra, no pré-sal, que Dilma vendeu por 1% do seu valor para as multinacionais do petróleo.

Uma das marcas mais reveladoras dos governos petistas foi a afirmação de Lula que os “usineiros da cana passaram de vilões a heróis nacionais”, enquanto o campo brasileiro se transformava num mar de capim, cana e soja para exportação.

Bolsonaro foi aclamado surfando uma onda antipetista, resultado da experiência prática dos trabalhadores com o PT. No entanto, a maioria dos seus eleitores não sabem que Bolsonaro quer um Brasil de escravos, dominado pelos Estados Unidos.”

Artigo retirado do Anuário Estatístico ILAESE: Trabalho e Exploração 2019

Faça o download do artigo aqui.

SHARE