Anuário Estatístico do ILAESE: Trabalho & Exploração 2021

Anuário Estatístico do ILAESE: Trabalho & Exploração 2021

Editorial

“Apresentamos, aos nossos leitores, a edição do Anuário Estatístico do ILAESE 2021. Assim como nos números anteriores deste Anuário, o desafio é utilizar o estudo e a crítica das relações sociais capitalistas presentes na obra principal de Marx, O Capital, como eixo ordenador da análise dos dados empíricos. Esta obra possibilita significar o arsenal de números abstratos e vazios com que o capital se expressa. Nos possibilita revelar a violência permanente que caracteriza o capitalismo de ponta a ponta, violência esta mascarada pela demência das categorias abstratas que caracterizam a dita ciência econômica.

É necessário superar a superficialidade de modo a sermos capazes de revelar a toda massa de trabalhadores a catástrofe que nos ameaça e nos livrarmos das ilusões de um capitalismo mais humano, mais justo e menos desigual

Para tal, deveremos expor as relações sociais que os números da dita ciência econômica, do direito encobrem. Este processo não é fácil. Admitimos! As dificuldades que poderão surgir nas páginas que se seguem, apenas podemos justificar da seguinte forma: não fomos nós que criamos esta sociedade insana. Ela é assim. Devemos compreendê-la para poder superá-la.”

Adquira o E-book aqui.

Adquira o Exemplar físico aqui.

Compartilhar:
Anterior

O colapso do modelo rodoviário no Brasil e a necessidade de um novo plano de mobilidade urbana baseada nos trilhos